Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Janis Joplin

Nos anos 60, (antes de eu nascer, que fique bem claro! rsrsrs) as coisas começaram a acontecer muito rapidamente. Os jovens demonstravam sua rebeldia através das drogas, passeatas e uma das maneiras mais utilizadas para mostrar sua sede de mudança vinha da música. Um dos ícones dessa geração foi Janis Joplin, uma das várias vozes que se calaram antes ou aos 27 anos. Eu só ouvi falar dela na adolescência, e uma de suas músicas que mais gosto, está no vídeo abaixo. Encontrei um texto básico sobre ela na Wikipédia.
    Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 60" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.
Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 60. Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido à uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário