Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mulheres na guerra civil Norte Americana

Algumas mulheres lutaram na guerra civil norte americana disfarçadas como homens, hoje elas são aceitas, mas na época, ou eram enfermeiras ou eram prostitutas. Mas algumas não aceitaram isso de bom grado, para elas, o melhor seria empunhar uma arma e partir para o ataque.
Frances Clayton, lutou na guerra civil como Jack Williams, serviu na cavalaria e artilharia. A maioria dos historiadores contam que ela e o marido Elmer L. Clayton, se alistaram juntos em um regimento no Missouri no ano de 1861, apesar de eles serem de Minnesota. Eles serviram lado a lado até 1863, quando Elmer morreu.

Frances ficou conhecida por ter lutado na Batalha de Fort Donelson, no Tennesse, em 13 de fevereiro de 1862, onde a União venceu, depois de 3 dias de combate. Por ser magra, alta e ter a pele bronzeada, não foi difícil para ela se passar por homem. Ela se aperfeiçoou em atitudes tipicamente masculinas, como fuma, beber, mascar tabaco e jogar. Frances lutou em 17 diferentes batalhas, incluindo a batalha de Mursfreesboro, em 31 de dezembro de 1862, onde seu marido morreu. Conta-se que ele morreu a alguns metros a sua frente, mas ela não parou, passou por sobre seu corpo e continuou lutando.
Existem duas versões de como ela foi descoberta, a primeira fala-se que ela pediu a baixa, depois da morte do marido, outra de que ela se feriu nessa mesma batalha, e foi dispensada.
Abaixo, outras mulheres corajosas que fizeram o mesmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário