O Empire State Building é um arranha-céu localizado na 5th Avenue (Quinta Avenida) de Nova Iorque, Estados Unidos da América. Este edifício foi concebido pelo arquiteto William Lamb. O prédio foi construído em apenas catorze meses e inaugurado no dia 1 de maio de 1931. Mede 381 metros de altura e tem 102 andares. Com a antena de TV que se colocou depois, chegou a 448 metros, e era na época da sua construção o maior edifício do mundo. Foi a estrutura mais alta do mundo até a construção do World Trade Center, em Nova Iorque, e da Sears Tower, em Chicago (ambas atingindo sua altura máxima em 1973). Outro números sobre o edifício também impressionam como o seu peso estimado de 308 mil toneladas e seu volume em 1,05 milhões de metros cúbicos.
Por muito tempo após sua inauguração, o Empire State Building foi uma estrutura ociosa, primariamente pela inexistência de demanda que justificasse a construção de um prédio de seu tamanho à sua época. Todos os seus espaços de escritórios seriam somente alugados dez anos após sua construção, o que lhe rendeu o cognome de Empty State Building ("empty" significa vazio em inglês) durante seus primeiros anos.
No total, são dez milhões de tijolos, 6,5 mil janelas e 73 elevadores. As escadas entre o térreo e o último andar têm 1860 degraus. Cerca de 2,5 milhões de visitantes passam por seu observatório todos os anos. Foi escolhida pela Sociedade Americana de Engenharia Civil como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com a destruição do World Trade Center nos Ataques de 11 de Setembro, o Empire State Building tornou-se novamente o arranha-céu mais alto da cidade.
Um projeto inteligente permitiu que o Empire State fosse construído em tempo recorde. Em cada laje, uma rede de vigas horizontais de aço dava suporte ao concreto enquanto ele adquiria resistência. Eram três mil homens, trabalhando todos os dias, que terminaram a construção em menos de 15 meses. 14 trabalhadores morreram em acidentes.
Do mirante, situado no 102º andar, a visão alcança até 125 quilômetros. Aproximadamente dois milhões de turistas visitam o Empire State Building anualmente. Os primeiros proprietários do Empire State planejaram erigir, no topo do prédio, um mastro para atracação de dirigíveis. Entretanto, constatou- se que a atracação de dirigíveis ao mastro seria extremamente perigosa, e a idéia foi abandonada.
A cada ano o prédio consome energia suficiente para abastecer uma cidade de 11 mil habitantes. Há transformadores no porão e no 84º andar. Existem também sistemas de aquecimento e ventilação. No porão há um equipamento de mais de cinco mil toneladas, que bombeia água gelada para as unidades de condicionamento de ar de cada escritório. O ar no interior do edifício é renovado seis vezes a cada hora. Para levar água ao topo do edifício são empregadas bombas de enorme potência. 100 quilômetros de canos distribuem a água pelos andares.
Encontrei Aqui , Aqui e Acidcow além de outras imagens pelo google, textos copiados integralmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário