Quem tem mais de 40 anos com certeza deve lembrar do ronco característico desses caminhões. Aqui no Mato Grosso, ainda vemos alguns rodando por aí. Em São Paulo, um apaixonado pelos caminhões tem um museu muito interessante.
"Um ronco grave e sincopado habita a memória dos apaixonados por
caminhões pesados. O som, orquestrado pelos pistões que tinham uma
câmara de explosão em formato diferente, marcou o motor seis cilindros
dos caminhões FNM. A robustez do motor e o ruído estralado, vindo de
trás de uma lataria de visual sisudo, fez do Fenemê um clássico absoluto
das estradas brasileiras. Lembrados como possantes, fortes e
estradeiros, os veículos produzidos na fábrica de Duque de Caxias, no
Rio de Janeiro, ainda despertam curiosidade e paixão por onde passam.
Eles tinham cara de mau e de fato eram. A força sempre foi a marca
registrada dos Fenemê. Criada por Getúlio Vargas, a Fábrica Nacional de
Motores (FNM) começou a ser construída em 1940, destinada a produzir
motores aeronáuticos para uso militar. O fim da Segunda Guerra Mundial
tornou os motores obsoletos quando a fábrica finalmente iniciou a
produção, em 1946. Após fabricar geladeiras, compressores, bicicletas,
entre outras coisas, a FNM apostou nos caminhões em 1949. O primeiro
flerte com os pesados foram as 200 unidades de um modelo diesel de 7,5
litros, fruto da parceria com a italiana Isotta Fraschinni." Leia mais em:Terra
Legal e interessante seu post... bom ver algumas peças bem preservadas... por aqui no PR ainda vemos vários TRABALHANDO, eles ficam na cidade portuária de PARANAGUA e se especializaram em fazer trajetos curtos, ou seja... carregam um container no cais do porto e levam até a área de deposito apenas alguns quilometros de distancia... geralmente bem sucateados...
ResponderExcluirJOPZ